O que é Wargaming?

Este site foi criado para organizar e compartilhar idéias e notas sobre Wargaming, mas o que é isso?

Chamamos de “Wargaming” um tipo específico de jogos de estratégia, onde dois (ou mais) jogadores travam um combate entre seus exércitos, ou armies. O início desse tipo de hobby veio no miniaturismo militar, onde se buscava estudar e avaliar resultados alternativos para batalhas históricas, com cenários detalhados e modelos que representassem as forças envolvidas. A partir daí, criaram-se regras de simulação de combate que deram origem a jogos de todo tipo, possibilitando aos jogadores desde vivenciar grandes combates na Segunda Guerra Mundial até coordenar uma frota de X-Wings contra o Império. Cada sistema de jogo busca regras que criem uma abstração convincente das batalhas e conflitos envolvidos, simplificando a realidade de modo

As variedades são inúmeras, e o hobby de wargaming é mais amplo que apenas o jogo.

Na maioria dos wargames, as miniaturas que representam os exércitos que se enfrentarão são supridas desmontadas e sem pintar. Isso permite que os jogadores personalizem seus exércitos, e traz consigo toda uma experiência artística que é rara de se experimentar nessa vida moderna de televisão, videogame e internet. Da escolha do sistema e exército ou facção à montagem e pintura do modelo, o processo é longo e mesmo desanimador para muitas pessoas, mas os que persistem encontram uma recompensa que é difícil de superar: há o fator “eu fiz isso” quando se olha um modelo pintado, a evidência da evolução a cada novo modelo que sai da sua bancada, e o exercício mental em um jogo que em muitos casos pode ser mais profundo que xadrez.

Há sistemas de wargaming para todos os gostos, variando de temática, tamanho, complexidade. Infelizmente são em geral caros e de difícil acesso no Brasil, exigindo uma boa vontade enorme do interessado, que tem que lidar com meses de espera para que suas compras cheguem, e com poucos companheiros com quem compartilhar o hobby e o jogo. Os posts deste site serão inicialmente focados em Warmachine, um sistema produzido pela Privateer Press, e na parte de hobby, que é comum a todos.

Em várias cidades brasileiras os wargamers se juntam em clubes (formais ou não), de modo a trocar experiências e organizar locais para os encontros de jogos. Curitiba, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro (e possivelmente outras) chegam a ter clubes organizados com sedes dedicadas, suprindo os jogadores com material cênico para montagem das mesas e espaço para as partidas.

Se você se interessa por wargaming, um excelente caminho é encontrar esses grupos e descobrir alguém perto de onde você mora, ir conhecer, e quem sabe até se envolver nesse mundo estranho de soldadinhos de plástico e estanho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *