Por onde começo?


Você ouviu falar de Warmachine, tem uma idéia do que é, mas não sabe por onde começar? Esse artigo é pra você.

Dentre os atuais ~470 membros do Warmachine Brasil no Facebook é bem visível, pela participação do pessoal, que boa parte do povo por lá gosta da idéia, às vezes até comprou algum modelo, mas ainda não joga Warmachine, talvez simplesmente por não saber por onde começar.

Pensando em dar um apoio a esse povo, vou tentar dar uma idéia geral do que o novato que nunca viu wargames na vida precisa saber para jogar, cobrindo os pontos principais rapidamente em um parágrafo, e deixar a possibilidade de detalhamento dos subtópicos para posts futuros.

Quanto custa?

A resposta curta é:  “mais caro que você imagina, mas isso é menos caro do que você pensa”. Calma, calma, já explico! Quando você fala para alguém que um modelo desses sai por 5-10 dólares, a pessoa rapidamente faz as contas e chega a uma cifra de 20 reais por modelo, e pensando assim é caro mesmo. O que ninguém te explica é que o investimento inicial para aprender a jogar é relativamente baixo (40 dólares a battlebox, que é um kit balanceado para iniciantes), e você não precisa gastar muito mais que o que gastaria em qualquer outro hobby. O futebol semanal, o poker, a balada, Magic, até o pay-per-view dos campeonatos de futebol têm uma série de custos associados com os quais ninguém parece se importar tanto. Para cumprir minha promessa de parágrafos curtos, a battlebox custa cerca de 40 dólares, e um army de 50 pontos, que já é um jogo com mais conteúdo, sai em média 200 dólares. A pontuação padrão de torneios fica entre 50-75 pontos, e poucas pessoas jogam acima de 75 pontos.

Como funciona essa história de frete e imposto?

Isso é assunto pra um post mais longo, mas a versão curta é:
você paga: ( preço dos modelos + preço do frete ) *1.0638 (6.38% de IOF em compras internacionais com cartão de crédito) convertido de dólar para reais na data de fechamento do cartão/data de pagamento da fatura.
Quando isso for enviado para o Brasil, há uma chance de ser taxado pela aduana. Nesse caso você paga 60% do preço declarado da compra com o frete. Obviamente, se uma loja declara valores mais baixos, seu imposto sai mais baixo. No entanto, não é recomendado pedir que façam isso, porque você está pedindo para o indivíduo falsificar uma declaração num documento de valor legal, e muita gente não vai gostar da história. Muitas lojas enviam para o mundo todo exceto para o Brasil justamente por causa de gente pedindo o “jeitinho”.
Alguns pontos a considerar:
Quanto maior a compra, mais “dilui” o frete, mas em determinados níveis tem “saltos” de custo.
Rachar o frete com amigos ajuda a diminuir o peso em cada um, e a bucha da aduana se cair imposto
Faça a compra, pague, relaxe e espere. É comum demorar 2 meses para chegar.
Para referência, uma compra de 148 dólares na discountgamesinc saiu com 25 dólares de frete. Uma compra de 196 dólares na miniaturemarket levou 35 de frete.
Se você não estiver preparado para pagar imposto, não compre. O imposto não é uma “sacanagem” do fiscal contra você, é a lei. Se não gosta, vote melhor da próxima vez e torça para que a maioria do Brasil também o faça. Ficar reclamando com o cara da loja nos EUA só vai queimar o filme dos brasileiros em geral, e pode acabar criando mais um caso de “envio pro mundo todo, menos pro Brasil”.

Onde compro?

Para começo de conversa, no Brasil não temos, que eu saiba, nenhuma loja que mantenha estoque de Warmachine/Hordes. Com isso, ficamos obrigados a comprar de fora. Estas são as três principais fontes que o pessoal de Curitiba tem usado com sucesso:
www.discountgamesinc.com – Excelente estoque de miniaturas, mas com pouca coisa além disso, e um arranjo de frete excelente. Geralmente declaram valores modestos para não chamar a atenção, o que ajuda a minimizar problemas de desvio de carga (acontece em alguns países) e ameniza o peso do imposto.
www.miniaturemarket.com – Excelente estoque de miniaturas e boardgames e material de apoio (tintas, estiletes etc). O frete é mais salgado que o da discountgamesinc, mas ainda dá pra encarar.
stores.ebay.com/Discount-Warhammer-Fantasy-and-40K – Loja de eBay com o melhor frete do mercado, mas com oferta limitada de modelos, nem tudo que você quiser vai ter lá.
Essas três lojas costumavam declarar um valor modesto para a compra, e todas vendem com cerca de 15% de desconto em cima do preço sugerido da PrivateerPress. O tempo de entrega varia entre 3 a 8 semanas, às vezes mais.

O que preciso comprar?

De início, a battlebox da sua facção favorita. As regras são gratuitas, e todo o resto você pode fazer depois.

Meu amigo tem Warmachine, posso comprar Hordes?

Pode. São dois jogos diferentes, com pequenas diferenças de mecânica, mas perfeitamente compatíveis entre si e bem balanceados. Basta dizer que todos os torneios são abertos aos dois sistemas, não existe “torneio de warmachine” e “torneio de hordes”.

Qual facção eu escolho?

A menos que você não tenha o menor interesse em jogar com um exército pintado, escolha a facção que te agrada mais visualmente. Isso vai ser um grande fator de motivação para você investir o tempo e esforço necessários para pintar seus modelos sem ficar procrastinando eternamente. Não se preocupe com qual facção é mais forte; a Privateer Press faz um excelente trabalho de equilíbrio entre as facções, e os resultados dos torneios estão aí para comprovar: quem ganha é o jogador, não os modelos que ele coloca na mesa.
Claro que se você se amarra em fluff (a história por trás do mundo e dos personagens) ou se tem uma idéia do quer fazer em termos de estilo de jogo, você já sabe o que quer e não precisa/deve seguir esta recomendação.

Precisa saber inglês?

Sim, precisa. Embora hajam algumas traduções não oficiais por aí, não saber inglês vai te limitar muito, pra começo de conversa as cartas são em inglês, bem como a maioria dos recursos relacionados, como artigos de blogs, discussões em foruns etc. Olhando pelo lado bom, ter algo interessante para exercitar a nova língua torna o aprendizado muito mais fácil e produtivo!

Meu deus! Vem desmontado?

É, os modelos não vêm prontos para usar direto da caixa. Você vai ter que montar e preferencialmente pintar seu exército, e há quem diga que essa é a melhor parte do hobby. Com certeza intimida muitos novatos, mas com um pouco de orientação a gente consegue derrubar essa barreira, e quebrar o mito de que é necessário ser um Michelangelo para conseguir fazer modelos decentes.
Acredite, com uma tarde de instrução você vai aprender técnicas simples que vão tirar seu medo do pincel. Converse com os veteranos locais, ou fale com o pessoal no facebook, e você vai conseguir alguém que te ajude a quebrar essa barreira inicial.
Quanto ao material de hobby, você vai precisar dos seguintes materiais essenciais:
estilete (desses de ponta fina, para limpar os modelos antes de montar – 20 reais
Super Bonder (tanto para metal quanto para plástico, superbonder resolve) – 6 reais
Pincéis – dá pra fazer quase tudo com um pincel Condor pelo de Marta Nro 6 – 15-25 reais
Primer – sugiro o da Colorgin Primer Cinza Uso Geral, em spray – 15 reais
Tintas  – as tintas acrílicas foscas da Corfix funcionam muito bem, e tem opções importadas bem superiores, mas de mais difícil acesso (conheço e recomendo Vallejo e P3). – 4 reais cada cor da Corfix, ~2.90-4.00 USD as Vallejo/P3
Verniz – uso um da Acrilex fosco, em spray – 15 reais
Claro que hoje eu tenho (e uso) muito mais que isso, mas esse é o básico, o feijão com arroz.

Como aprendo a jogar?

Fica muito, mas muito mais fácil se você tiver um tutor, alguém que já jogue e que possa te ensinar. Na falta desse, tem o pessoal nos foruns e facebook para te ajudar com dúvidas específicas, e alguns vídeos de battle reports que ajudam a entender como funciona na prática. O grupo no facebook é uma boa saída para entrar em contato com o pessoal e descobrir quem joga perto de você.

Mas na minha cidade não tem ninguém que jogue…

Houve um momento em que eu era o único jogador ativo de Warmachine na minha cidade. Hoje somos em 6-10, dependendo da sua definição de “ativo”. Há também um outro exemplo de um amigo de uma cidade vizinha que viu o jogo, curtiu, e hoje, 6 meses depois, já tem uma meia dúzia de indivíduos trabalhando em seus exércitos. Se você gostar do jogo e quiser divulgá-lo, dá trabalho, mas acaba conseguindo conquistar mais jogadores.

Como posso montar um grupo de jogadores na minha cidade?

Primeiramente, aprenda a jogar; fica muito mais difícil conquistar mais pessoas se você não tiver uma visão clara de como as coisas funcionam. Pode acabar passando uma impressão de que as regras são complicadas demais e que o jogo não vale o esforço necessário para aprendê-lo.
Outro ponto importante é: tenha duas battleboxes, preferencialmente ambas de Hordes ou ambas de Warmachine. Isso vai ajudar muito na hora de ensinar o jogo, e pode inclusive ser tratado como um jogo de tabuleiro, onde você é o dono d’a caixa’  e seu amigo vai jogar na sua casa.
Finalmente, tente adequar seu discurso à audiência. Um jogo de demo para alguém que já tem uma certa familiaridade com wargames ou mesmo jogos de estratégia mais simples vai ser muito diferente de um demo para alguém que é um completo novato neste meio. Tente limitar também o tempo, uma demo de 15 minutos não vai cobrir todos os detalhes do jogo, mas já dá uma idéia geral, e o indivíduo pode decidir se quer ou não investir mais tempo nisso. Finalmente, lembre-se de que numa demo seu objetivo não é vencer, mas ensinar. Apontar um “eu poderia tentar te matar aqui, fazendo isso isso e aquilo, mas ao invés disso vou te mostrar como um Power Attack: slam funciona” vai ser mais educativo e interessante do que uma morte surpresa porque o novato colocou seu warcaster numa posição vulnerável.

…eu queria saber mais sobre XYZ…

Temos o grupo no Facebook e existem vários foruns de Warmachine por aí. Recomendo fortemente que você dê uma olhada nos foruns oficiais da Privateer Press (privateerpressforums.com) e que entre em contato com o pessoal do grupo no FB, e vamos fazer o possível pra te ajudar!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *